TODOS QUE AMAM

5 de fevereiro de 2014

A META DA VIDA!

FAÇO LEITURA DO TAROT E NUMEROLOGIA FONE:015 981 09 65 94 E 015 996 46 63 25




                                                                       



Volta ao Supremo entrevista Dhananjaya Dasa, devoto atualmente dedicado à tradução e publicação de uma série de livros inéditos de Hridayananda Dasa Gosvami. Ele nos fala sobre o primeiro lançamento entre suas traduções, o livro A Meta da Vida, e sobre os projetos futuros.

Volta ao Supremo: Sobre o que é o livro A Meta da Vida?
Dhananjaya Dasa: A Meta da Vida consiste na transcrição de uma série de entrevistas com Hridayananda Dasa Goswami (Howard J. Resnick, PhD) à rádio KCSB, da Universidade da Califórnia, e trata de assuntos diversos. No decorrer das entrevistas, abordam-se tópicos relacionados a história, filosofia, política, religião, sexualidade, entre outros, tendo como elemento norteador o conhecimento milenar do yoga descrito na literatura sânscrita da Índia.
Volta ao Supremo: Quem é Hridayananda Dasa Gosvami?
Dhananjaya Dasa: Hridayananda Dasa Gosvami, fluente em seis idiomas, é um proeminente mestre espiritual da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), na qual atua há mais de 40 anos. Além disso, também é um acadêmico que detém o título de Doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade Harvard, escritor, professor de história das religiões e idealizador do projeto “Krishna West”, que visa contribuir com o Movimento Hare Krishna de Srila Prabhupada ao tornar a prática de bhakti-yoga acessível, confortável e natural para o mundo contemporâneo.
Volta ao Supremo: O que é a foto na capa do livro?
Dhananjaya Dasa: Vemos na foto Srila Prabhupada reunido com discípulos durante uma palestra. A ideia que buscamos transmitir com essa imagem é a de um grupo de pessoas ávido por indagar de uma pessoa espiritualmente madura sobre tópicos muito relevantes à vida.
Volta ao Supremo: Qual sua ligação com o conteúdo?
Dhananjaya Dasa: O pensamento de Hridayananda Dasa Goswami encontra-se construído em grande parte com base na produção literária e nos ensinamentos de Srila Prabhupada, seu mestre espiritual. Assim, a ligação da capa com o conteúdo é precisamente a noção de uma sucessão discipular (guru parampara), na qual o mestre transmite conhecimento espiritual ao discípulo, que, por sua vez, leva adiante o mesmo conhecimento e assim sucessivamente.
Volta ao Supremo: Como surgiu a ideia de traduzir esta entrevista?
Dhananjaya Dasa: A ideia partiu de um velho amigo, Naveen Krishna Dasa. Certa vez, durante uma de nossas longas conversas, compartilhei com ele algo de fascinante que havia escutado Hridayananda Dasa Goswami explicar em uma de suas palestras gravadas. Imediatamente, Naveen disse: “Você precisa publicar isso em um livro!”. Nesse momento tive o pequeno insight que, de alguma forma, deveria fazer isso. Com efeito, enquanto traduzia a entrevista, pensava que seria egoísmo guardar só para mim as explicações maravilhosas de Hridayananda Dasa Goswami sobre tantos assuntos fascinantes. E esta foi uma das minhas principais motivações nesse projeto: Compartilhar com as pessoas um material tão enriquecedor.
Volta ao Supremo: O livro assemelha-se ao popular “Perguntas Perfeitas, Respostas Perfeitas”, em que o referido mestre espiritual de Hridayananda Dasa Gosvami, Srila Prabhupada, responde perguntas de um jovem. A grande diferença, no entanto, é que Bob é simpatizante da consciência de Krishna e faz perguntas com grande respeito e reverência, ao passo que o entrevistador da rádio tem uma postura desafiadora em suas perguntas. Poderia comentar sobre isso?
Dhananjaya Dasa: Talvez isto surpreenda os leitores de A Meta da Vida, mas o entrevistador chama-se Sarvatma Dasa, e é um praticante dedicado de bhakti-yoga. Ele adotou propositadamente uma postura desafiadora em certos momentos justamente para levar a discussão a níveis cada vez mais profundos, fazendo perguntas e comentários que uma pessoa leiga talvez deixasse escapar. O resultado é que a sofisticação das respostas de Hridayananda Dasa Goswami demonstra sua maestria em articular sobre diversos assuntos com exímia habilidade.
Volta ao Supremo: Na sua opinião, qual o ponto alto do livro?
Dhananjaya Dasa: Particularmente, gosto muito desta seção:
Entrevistador: Por que existe tanto conflito entre diferentes religiões e caminhos espirituais?
Hridayananda Dasa Goswami: Existe conflito entre diferentes corporações, associações políticas, companhias de computadores: é a natureza do mundo que as pessoas estejam em conflito. O que quer que elas façam, brigam por isso, a causa não é a religião. De acordo com uma lógica simples, se a causa de contenda fosse a religião, poderíamos ir a países ateístas, como a China e a Rússia, e ela não existiria. Mas, é claro, existe. A antiga União Soviética costumava ser oficialmente ateísta – Stalin não era um sacerdote, e quantos ele matou? Suas atividades causaram a morte de dezenas de milhões de pessoas; basta ler os livros de história.
Entrevistador: O senhor apontou apenas os maus exemplos. E quanto aos bons exemplos?
Hridayananda Dasa Goswami: E quanto aos bons exemplos da religião? O ponto é que os seres humanos tendem a brigar entre si, então, qualquer coisa em que estejam interessados é usada como pretexto para brigar. Quando entendem a vida religiosa apropriadamente, entretanto, não brigam com outras pessoas religiosas. Na verdade, apoiam-se mutuamente.
Volta ao Supremo: Com o sucesso desse livro, que já está prestes a ser reimpresso em uma segunda edição, pretende lançar outros livros com conteúdo de Hridayananda Dasa Gosvami?
Dhananjaya Dasa: Sim, pretendemos lançar mais livros. Razão e Divindade – Uma Abordagem Histórica, Filosófica e Social, com conteúdo extraído a partir de cinco palestras ministradas por Hridayananda Dasa Goswami, será nossa próxima publicação, com lançamento previsto para março de 2014. Enquanto isso, estou trabalhando na tradução de um seminário e de uma conferência, ambos sobre a análise, problematização e confronto dos argumentos ateístas segundo o ponto de vista da teologia vaishnava. Trata-se de um material simplesmente espetacular, onde Hridayananda Dasa Goswami demonstra grande poder de argumentação e profundidade filosófica. A escolha dos conteúdos é feita por mim, mas estou aberto a sugestões, visto que há muitos devotos bastante familiarizados com o acervo de gravações das aulas de Hridayananda Dasa Goswami.
Volta ao Supremo: A publicação desses livros tem alguma ligação com o projeto Krishna West? Seriam como livros-base para esse novo conceito de divulgação da consciência de Krishna?
Dhananjaya Dasa: Como um projeto da ISKCON, Krishna West tem como base filosófica a literatura produzida por Srila Prabhupada. Seus livros sagrados, como Srimad-BhagavatamBhagavad-gita eChaitanya-Charitamrita, serão estudados por aqueles interessados em participar de Krishna West. Ao mesmo tempo, Srila Prabhupada disse a Hridayananda Dasa Goswami em uma carta: “Estude meus livros e explique-os com as suas palavras”. Assim, nossa modesta tentativa ao publicar livros com conteúdos de nosso mestre espiritual é simplesmente compartilhar com os devotos e levar ao público em geral as brilhantes articulações acerca da filosofia da consciência de Krishna apresentada nas próprias palavras de Hridayananda Dasa Goswami, desejando que sejam úteis às suas vidas. A propósito, discípulos e seguidores do nosso fundador-acharya, seguindo seus passos, também se ocuparam no serviço devocional de escrever livros sobre a consciência de Krishna, balizados pelas instruções de Srila Prabhupada: Urmila Devi Dasi, Bhakti-thirta Swami, Purushatraya Swami, Chandramukha Swami e muitos outros. Estamos apenas tentando seguir os passos dessas grandes almas.
.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS POSTAGENS

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM