TODOS QUE AMAM

20 de janeiro de 2014

A YOGA DE YOGANANDA!!

FAÇO LEITURA DO TAROT E NUMEROLOGIA PARA QUEM DESEJAR AJUDA, ORIENTAÇÃO, E TRATAMENTOS ALTERNATIVOS DE PRANA LUZ E CORVocê falou sobre oração e meditação. Por favor fale sobre yoga.
.
O significado simples de yoga é união. As pessoas quando sentem-se sozinhas querem estar com alguém ou alguma coisa. Estar com alguém ou alguma coisa é união, e isto é yoga. Por exemplo, se alguém está com fome e quer comer, estar unido a comida é o apaziguamento da fome. Se alguém está cansado e quer relaxar, estar unido com a cama também é yoga. Normalmente, as pessoas pensam que yoga significa exercícios físicos ou técnicas de respiração, mas na verdade yoga é uma filosofia de vida. É a arte de viver de maneira perfeita. Você está unido continuamente. Em cada respiração você está unido com a energia cósmica. Em cada pensamento você está unido ao poder do pensamento. Se você tem bons pensamentos, então você tem mais alegria. Se você tem maus pensamentos, você sente tristeza ou sente-se desmoralizado. A yoga é sobre estar unido com alguém ou alguma coisa. Na vida diária nós estamos unidos tanto ao corpo quanto a objetos materiais.
A primeira união é a da alma com o corpo. Se você compreende a sua própria existência, percebe que você existe por causa desta união. Todo o seu ser é nada além da união do corpo com a alma, a união da alma com a mente, e a união da mente com o pensamento. Esta união está continuamente com você. O segundo nível de união é a união com a respiração. Você sente a união através da respiração quando está unido ao mundo exterior, seja com membros da família, amigos ou colegas, no local de trabalho, com diferentes objetos, ou com coisas materiais que você acumulou em sua vida. Quando observamos esta união na vida diária, não nos sentimos incompletos – “Não quero ser uma pessoa limitada, quero estar unido à fonte ilimitada de vida e de energia.” O último estágio da yoga é estar unido à divindade, a Deus. É por isto que é dito que a verdadeira união entre a alma individual e o Eu universal ou Deus é o objetivo final da yoga. Assim, este é o primeiro significado da yoga como união.
Esta arte da união, começando com o corpo, no mundo exterior com as pessoas, e por último com Deus, pode ser facilmente experimentada e realizada por aquele que vive com disciplina.

O segundo significado de yoga é disciplinar a vida, o estilo de vida, seus desejos, as atividades diárias, e seus pensamentos. Através da disciplina você pode desenvolver um estado mais elevado de vida e de consciência.

O terceiro significado de yoga é realização. Diz-se que yoga é o estado de realização. Através desta união você realiza (compreende). Primeiro você realiza que é a alma vivendo no corpo, não o corpo em si. O corpo está mudando, mas você é a alma imutável. Você está unido à alma. Você está também unido a família e aos amigos, mas isto é apenas temporário. Perceba que os relacionamentos exteriores e do mundo exterior são provisorios. Perceber a sua própria continuidade e estar unido a Deus é a união eterna e o estado final da yoga. A yoga é uma filosofia de vida, e o seu aspecto prático é fazer exercícios físicos, técnicas especiais de respiração e a arte especial da meditação. Assim, a yoga possui diferentes níveis de compreensão.

Swamiji, por favor descreva de forma simples o significado de yoga.
Yoga é união; união do corpo e da alma, união da alma com Deus, ou união de si mesmo com o universo inteiro. Yoga é também disciplina. Ao disciplinar o corpo e a mente, você pode perceber a união. Esta yoga ocorre de forma contínua, em cada respiração. Se você pode sentir em cada respiração que você está unido a Deus, isto é yoga.

Quantos tipos de yoga existem?
A yoga possui um objetivo: estar unido a Deus, estar unido com a alma e experimentar a união do corpo e da alma. Mas existem muitos caminhos para alcançar o estado de yoga ou união. Estes caminhos são também conhecidos como yoga. No Bhagavad Gita, dezoito capítulos falam sobre diferentes tipos de yoga. No primeiro capítulo, Arjuna está desanimado e triste. Isto é conhecido como Vishada Yoga, ou a yoga do desânimo. Então, a sua tristeza pode ser yoga, as suas lágrimas podem ser yoga, e o seu conhecimento pode ser yoga. Cada estado do seu ser, cada estado da sua mente, em cada passo da sua vida existe um diferente estado de yoga. Além disso, o que eu tenho aprendido com meus mestres é que existem 108 tipos de yoga, onde o sistema da Kriya Yoga é o mais antigo. O Yoga Sutra de Patanjali descreve apenas Kriya Yoga, então esta é a essência de todos os 108 tipos de yoga.

Existem diferentes tipos de yogas; qual yoga devemos preferir?
Existem 108 tipos de yoga. Não se confunda com os muitos tipos de yoga que aparecem hoje em dia. Você deve seguir a yoga que é a base e a raiz da vida, a yoga da respiração. Através da respiração esteja unido a Deus, unido a alma, como nós ensinamos na Kriya Yoga. Kriya Yoga é a essência de todas as yogas, de todas as práticas espirituais, de todas as religiões. O sábio Patanjali fala sobre Kriya Yoga no Yoga Sutra, mas não menciona o nome de nenhuma outra yoga. Ele refere-se a yoga, yoga, yoga,” mas não faz nenhuma referencia a nenhuma específica, exceto Kriya Yoga.
A Kriya Yoga é a integração do Karma Yoga, Jnana Yoga e do Bhakti Yoga. Karma Yoga é o caminho da ação, Jnana Yoga é o caminho do conhecimento, e Bhakti Yoga é o caminho do amor divino. Na vida, você precisa integrar a ação, o conhecimento e a devoção. A Kriya Yoga é uma yoga completa em si mesma. Ela o ajudará a abrir o seu coração, deixará a sua consciência constantemente unida ao Divino, e manterá você ativo no mundo. Através desta atividade você pode experimentar a divindade. Estar calmamente ativo e ativamente calmo é a mensagem da Kriya Yoga. Isto torna o ser humano completo e é um atalho e um processo fácil, através do qual você pode realizar tudo isto.

Por favor nos fale sobre o Patanjali.
Na Índia, a tradição de sanatana dharma (religião eterna) possui seis escolas de filosofia, onde a quinta é a Filosofia da Yoga, ou Yoga Darshana. Esta filosofia da yoga foi sistematicamente explicada por Patanjali, ele mesmo um mestre do ayurveda, linguagem, linguística e yoga. Com o seu conhecimento do ayurveda, ele sabia como se comunicar com disciplina e amor; e com yoga, ele sabia como dominar a mente e viver uma vida melhor. A filosofia da yoga, como desenvolvida por Patanjali, é completa pois ensina  como disciplinar a sua vida, como interagir com o mundo, e como estar constantemente em comunhão com o divino. A contribuição de Patanjali através do seu Yoga Sutra é única, pois fala sobre o corpo humano, a mente, interações e emoções, e como tornar o ser humano perfeito, e finalmente alcançando o estado de samadhi.
Eu humildemente curvo-me ao sábio Patanjali pelos seus ensinamentos sobre a yoga e o seu belo presente da Kriya Yoga para os seres humanos.

continua amanhã...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS POSTAGENS

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM