TODOS QUE AMAM

27 de janeiro de 2014

SUA CASA É COMO UM " ASHRAM"? TEMPLO DO SENHOR

FAÇO LEITURA DO TAROT E NUMEROLOGIA PARA QUEM DESEJAR AJUDA, ORIENTAÇÃO, E TRATAMENTOS ALTERNATIVOS DE PRANA LUZ E COR. Paramahamsa Hariharananda        VIDA NO ASHRAM!!   
                                                                             


Gurudev, o que é o verdadeiro ashram?
O verdadeiro ashram é o seu corpo. Um significado de ashrama é “o abrigo”, ou local para descanso. A alma se abrigou no corpo, o seu ashram. Você deve cuidar do seu corpo e deixar que ele seja condutor do seu crescimento espiritual. O ashram está em qualquer lugar e cria uma atmosfera de evolução espiritual.
Um outro ashram é a sua família ou a sua casa. A sua casa é um ashrama. Lembre-se, a sua casa não é para o prazer ou diversão; é para o seu crescimento espiritual, então faça da sua casa um templo, um ashram. Faça todas as suas atividades com meditação e oração. Faça com que todas as suas atividades sejam dedicadas a Deus. Este é o segundo ashram.
A terceira categoria de ashram é a de organizações espirituais ou locais onde pessoas sagradas vivem.

Que características definem um bom ashram?
Hoje em dia, o ashram é considerado um pedaço de terra ou uma propriedade, mas para mim a propriedade, o pedaço de terra ou a casa não são um ashram. O ashram deve ser um local de vida disciplinada. Deve ser um lugar de amor e compaixão, um lugar de oração e meditação. Deve ser um templo de conhecimento espiritual onde todos os dias existam aulas espirituais e o estudo das escrituras. O ashram deve ser um lugar onde o ego e a emoção sejam sacrificados. O ego e a emoção criam problemas na vida humana, então quando eliminados, a pessoa evolui no caminho espiritual. O ashram deve ser um lugar de vida simples e pensamento elevado. O estilo de vida luxuoso prejudica a atmosfera do ashram. Ele deve ser um lugar de perfeição. Cada indivíduo, ou residente, deve fazer uma autoanálise e eliminar as coisas negativas, e se preparar para o objetivo mais elevado.

Como o ashram deve ser administrado?
Com eficiência, assim como uma família. Se existem boas relações entre pai e mãe, a família será um lugar muito bonito. Da mesma forma, é preciso que hajam boas relações no ashram. Numa família, se os filhos são obedientes e amorosos, a família é um templo de paz, amor e alegria. Da mesma forma, se os residentes são humildes, obedientes e servidores, o ashram será um lugar muito bonito. Para que o ambiente no ashram seja bom, é preciso que exista devoção no coração dos alunos. É preciso haver uma atmosfera de disciplina e uma convivência amigável, de modo a viverem juntos com compreensão e amor. Deve existir compaixão entre as pessoas, pois isto ajudará cada um a crescer. No ashram, todos devem tentar manter o bom humor. Se alguém fica todo o tempo observando os erros dos outros, a vida no ashram se torna miserável. Esteja contente, disciplinado, devoto e dedicado. Se estas qualidades são cultivadas entre os residentes, é fácil administrar o ashram. Interesses financeiros e materiais devem ter pouca prioridade. Sim, recursos financeiros são necessários, mas não devemos focar toda a nossa energia em realizações materiais. Devemos usar a nossa mente para o crescimento espiritual. Se existem pessoas vivendo juntas com amor e compreensão, se elas compartilham as tarefas e trabalham com uma postura alegre, é possível administrar o ashram de forma eficiente.

O que é preciso para se manter uma atmosfera espiritual?
Onde há flores aromáticas, flores com belas fragrâncias, todo o ambiente fica cheio de um aroma muito agradável. Para manter uma atmosfera espiritual, todos os residentes devem ser espirituais, não falar alto, não terem raiva ou gritarem uns com os outros. Se houver um mal-entendido ou um ponto de vista diferente, resolva de forma amorosa. Não seja rancoroso ou resmungue com os outros, mesmo mentalmente. O ashram deve permanecer puro e limpo porque ele é um templo. Qualquer um que for ao ashram deve sentir que é um lugar especial e que as pessoas que vivem lá são muito especiais.
Para manter uma atmosfera espiritual, atividades espirituais regulares são essenciais.

Qual é o papel dos residentes do ashram? Muitas pessoas demonstram interesse de morar no ashram. Que tipo de regras devem estar cientes?
Poucos são buscadores sinceros, mas muitos vêm morar no ashram porque acham que é um lugar de vida fácil e confortável. Pensam que não é preciso trabalhar, que não há preocupações, que terá um lugar para ficar e  comer. Este tipo de atitude gera um problema no ashram. Os residentes devem primeiro ser obedientes e humildes. Os residentes devem aceitar o papel de servir com amor, minimizar as suas expectativas e participar de todas as atividades espirituais. Não devem deixar de participar de nenhuma meditação, oração ou qualquer outra aula espiritual com pretexto de doença física. Mesmo fisicamente doente, a pessoa deve ficar no canto e participar. Os residentes devem ser cumpridores e seguir as regras do ashram. Os residentes devem entender que nós somos uma família espiritual, e que devemos viver uma vida de paz, alegria e felicidade.

Na atualidade existe muita ênfase na igualdade de direitos das mulheres. Que diretrizes os residentes masculinos e femininos devem seguir na vida no ashram?
Há muito tempo, nos ashrams da Índia, haviam mestres casados como o Sage Vasishtha. Ele era casado com Arundhati e foi o guru de Shri Ramachandra. Sage Atryi foi casado com Anasuya, e ensinou Shri Ramachandra e a Mãe Sita quando estavam na floresta, durante o período do exílio. Eles eram casados e viviam juntos, assim como meditavam e contemplavam. Na atualidade, existem muitos avanços. Cada pessoa é treinada igualmente na sociedade e na escola. Ambos são doutores, engenheiros ou cientistas. Ambos podem trabalhar com computadores, dirigir um carro, ambos podem fazer tudo. Existe igualdade. Eu tenho um respeito profundo por tudo, e também respeito profundamente as mulheres porque elas  possuem um grande papel. Respeito as mulheres porque elas são superiores aos homens por serem mais equilibradas, estáveis, solidárias e amorosas.
No ashram, homens e mulheres devem manter rigorosa disciplina. Devem fazer o seu trabalho de forma amorosa. Não devem desenvolver muita intimidade. Muita intimidade e proximidade cria problemas na vida. Se possível, devem ficar em casas separadas, residências separadas. Se existem residentes masculinos e femininos, deve haver uma monja liderando as mulheres e um monge guiando os homens em suas vidas pessoais. Não devem criar apegos emocionais ou atração entre si. Devem sempre manter alguma distância. Muita intimidade e socialização prejudicam a atmosfera do ashram. Disciplina, devoção e uma vida orientada ao objetivo farão o ashram ficar muito bonito.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS POSTAGENS

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM